Pages

The Dark Side of the Moon - PINK FLOYD

The Dark Side of the Moon - PINK FLOYD

CD-The Dark Side of the Moon




FAIXAS



"Speak to Me"         01:30



"Breathe"          02:43



"On the Run"      03:36           


"Time"       07:01          

              
"The Great Gig in the Sky"     04:36



"Money"            06:22



"Us and Them"     07:46              




"Any Colour You Like"     03:25        


"Brain Damage"      03:48



"Eclipse''          02:03





SOBRE O DISCO


The Dark Side of the Moon é o oitavo álbum de estúdio da banda de rock inglesa Pink Floyd, lançado em 1 de março de 1973 pela Harvest Records. Desenvolvida principalmente durante apresentações ao vivo, a banda estreou uma versão inicial do disco vários meses antes do início da gravação. O novo material foi gravado em duas sessões em 1972 e 1973 no Abbey Road Studios, em Londres.
O registro baseia-se nas idéias exploradas nas gravações e performances anteriores do Pink Floyd, omitindo os instrumentais estendidos que caracterizaram seus trabalhos anteriores. Um álbum conceitual, seus temas exploram conflitos, ganância, tempo, morte e doenças mentais, este último parcialmente inspirado pela deterioração da saúde do membro fundador Syd Barrett, que deixou o grupo em 1968. O grupo usou técnicas de gravação como gravação multipista, laços de fita e sintetizadores analógicos. Trechos de entrevistas com a equipe de estrada da banda, bem como citações filosóficas, também foram usados. O engenheiro Alan Parsons foi responsável por muitos aspectos sonoros e pelo recrutamento da cantora Clare Torry, que aparece em "The Great Gig in the Sky". A capa, que mostra um espectro de prisma, foi projetada por Storm Thorgerson, seguindo o pedido do tecladista Richard Wright para um design "simples e ousado", representando a iluminação da banda e os temas do disco. O álbum foi promovido com dois singles: "Money" e "Us and Them".

The Dark Side of the Moon recebeu elogios da crítica após o lançamento, e desde então tem sido aclamado pela crítica como um dos maiores álbuns de todos os tempos. O recorde alcançou o primeiro lugar no ranking dos principais LPs e fitas da Billboard dos EUA (agora conhecido como Billboard 200) e está no gráfico há mais de 900 semanas no total. Com vendas estimadas em mais de 45 milhões de cópias, é o best-seller do Pink Floyd e um dos álbuns mais vendidos em todo o mundo. O disco ajudou a impulsionar o Pink Floyd à fama internacional, trazendo riqueza e reconhecimento a todos os quatro de seus membros. Foi remasterizado e relançado em várias ocasiões, mais recentemente para distribuição digital.

O Dark Side of the Moon foi construído com base em experimentos que o Pink Floyd havia tentado em seus shows e gravações anteriores, mas carece de longas excursões instrumentais que, segundo o crítico David Fricke, se tornaram características da banda depois que o membro fundador Syd Barrett saiu em 1968. Gilmour, o substituto de Barrett, mais tarde se referiu a esses instrumentais como "aquele material psicodélico de macarrão", e Waters citou o Meddle de 1971 como um ponto de virada para o que seria realizado no álbum. Os temas líricos da Dark Side of the Moon incluem conflito, ganância, passagem do tempo, morte e loucura, este último inspirado em parte pela deterioração do estado mental de Barrett. O álbum contém música concreta em várias faixas.
Cada lado do álbum é uma peça contínua de música. As cinco faixas de cada lado refletem vários estágios da vida humana, começando e terminando com um batimento cardíaco, explorando a natureza da experiência humana e (de acordo com Waters) "empatia".  "Fale comigo" e "Respire" juntos enfatizam os elementos mundanos e fúteis da vida que acompanham a ameaça sempre presente da loucura e a importância de viver a própria vida - "Não tenha medo de se importar".  Ao mudar a cena para um aeroporto, o instrumental "On the Run", impulsionado pelo sintetizador, evoca o estresse e a ansiedade das viagens modernas, em particular o medo de Wright de voar.  O "tempo" examina a maneira pela qual sua passagem pode controlar a vida de alguém e oferece um aviso severo àqueles que permanecem focados em aspectos mundanos; é seguido por um recuo para a solidão e recuo em "Respire (Reprise)". O primeiro lado do álbum termina com a metáfora com alma de Wright e Clare Torry para a morte, "The Great Gig in the Sky". 

Abrindo com o som de caixas registradoras e trocos, a primeira faixa do lado dois, "Money", zomba da ganância e do consumismo usando letras explícitas e efeitos sonoros relacionados a dinheiro. "Money" se tornou a faixa de maior sucesso comercial e foi coberta por vários atos.  "Nós e eles" aborda o isolamento dos deprimidos com o simbolismo do conflito e o uso de dicotomias simples para descrever os relacionamentos pessoais. "Qualquer cor que você gosta" diz respeito à falta de escolha que se tem em uma sociedade humana. "Dano Cerebral" analisa uma doença mental resultante da elevação da fama e do sucesso acima das necessidades do eu; em particular, a frase "e se a banda em que você está começando começa a tocar músicas diferentes" reflete o colapso mental do ex-colega de banda Syd Barrett. O álbum termina com "Eclipse", que adota os conceitos de alteridade e unidade, enquanto força o ouvinte a reconhecer os traços comuns compartilhados pela humanidade. 

O álbum foi gravado no Abbey Road Studios, em duas sessões, entre maio de 1972 e janeiro de 1973. A banda recebeu o engenheiro Alan Parsons, que havia trabalhado como assistente de operador de fita no Atom Heart Mother, e que também havia adquirido experiência como gravador. engenheiro na Abbey Road dos Beatles e Let It Be. As sessões de gravação fizeram uso de técnicas avançadas de estúdio; o estúdio era capaz de mixagens de 16 faixas, o que oferecia um maior grau de flexibilidade do que as mixagens de oito ou quatro faixas que eles usavam anteriormente, embora a banda usasse tantas faixas que para disponibilizar mais espaço as cópias de segunda geração eram necessárias. feito.
A partir de 1º de junho, a primeira faixa a ser gravada foi "Us and Them", seguida seis dias depois por "Money". Waters criou efeitos de gravações de vários objetos relacionados ao dinheiro, incluindo moedas jogadas em uma tigela de mistura de comida tirada do estúdio de cerâmica de sua esposa, e estas foram posteriormente regravadas para aproveitar a decisão da banda de gravar uma mistura quadrafônica de o álbum (Parsons desde então expressou insatisfação com o resultado desse mix, atribuído à falta de tempo e à escassez de gravadores de várias faixas disponíveis).  "Time" e "The Great Gig in the Sky" foram as próximas peças a serem gravadas, seguidas de um intervalo de dois meses, durante o qual a banda passou algum tempo com suas famílias e se preparou para uma turnê nos EUA.  As sessões de gravação sofreram interrupções regulares; Waters, um defensor do Arsenal F.C., costumava parar para ver sua equipe competir, e a banda ocasionalmente parava de trabalhar para assistir o Flying Circus de Monty Python na televisão, deixando Parsons trabalhando no material gravado até aquele momento.  Gilmour, no entanto, contestou essa alegação; em uma entrevista em 2003, ele disse: "Às vezes, assistíamos a eles, mas quando estávamos em um rolo, continuávamos." 

Retornando dos EUA em janeiro de 1973, eles gravaram "Brain Damage", "Eclipse", "Qualquer cor que você gosta" e "On the Run", enquanto aperfeiçoavam o trabalho que já haviam previsto nas sessões anteriores. Um quarteto de vocalistas femininas foi convocado para cantar "Brain Damage", "Eclipse" e "Time", e o saxofonista Dick Parry foi contratado para tocar em "Us and Them" e "Money". Com o diretor Adrian Maben, a banda também filmou imagens de estúdio para Pink Floyd: Live at Pompeii.  Terminadas as sessões de gravação, a banda iniciou uma turnê pela Europa


Inscreva-se no blogger e comente








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não conseguir baixar ,envie um e-mail para :
admbismarck@yahoo.com
e o problema será solucionado em menos de 24 horas.

If you are unable to download, email: admbismarck@yahoo.com
The issue will be resolved in less than 24 hours.